Criação de textos institucionais no e-commerce

As lojas virtuais, diferentemente dos empreendimentos físicos, não possibilitam um contato direto e pessoal entre o consumidor e o lojista. Por isso, é fundamental que as empresas virtuais desenvolvam textos institucionais para que o cliente possua todas as informações necessárias pra efetuar a compra sem dúvidas e com mais confiança.

Embora possuam caráter simples, esses textos são ferramentas muito importantes partindo da visão do cliente. Alguns dos principais textos institucionais que devem estar presentes nas empresas online são os de apresentação da loja virtual com o fornecimento de dados empresariais, a garantia de produtos, a política de privacidade e o texto sobre dúvidas ou ajuda.

O assunto SEO (otimização para sites de busca) será melhor abordado em outras postagens que farei, mas o texto institucional, além de toda a finalidade aqui apresentada, é uma ótima ferramenta de marketing digital, pois através de práticas de SEO, seu texto pode ajudar a loja a ganhar melhores posições orgânicas nos sites de busca.

Apresentação da loja

Para a apresentação da loja ao visitante e cliente em potencial, é preciso destacar em um breve texto a visão, a missão e os valores da empresa, bem como a data de criação, o tempo de existência e o que comercializa, tudo sempre pensando no posicionamento e consolidação da sua marca.

Disponibilizar dados empresariais como número de telefone, chat para contato e o CNPJ da empresa com o link da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) transmite confiança ao e-consumidor.

Garantia de produtos

A garantia de produtos é transmitida pela loja quando esta divulga as condições em que os produtos se encontram, bem como suas características e política de troca e devolução.

Política de privacidade

No momento de finalização da compra, é importante que haja uma mensagem de política de privacidade, explicando que as informações pessoais cadastradas pelo cliente não serão utilizadas para nenhum outro fim senão a efetivação da compra e envio de promoções.

Texto sobre dúvidas ou ajuda

Entre as destacadas, encontra-se ainda o texto referente às dúvidas dos clientes ou ajuda que possam precisar. É interessante expor nesse, uma mensagem onde estejam reunidas todas as descrições sobre frete e envio, formas de pagamento, entre outros, para que as possíveis dificuldades no momento da negociação sejam desfeitas.

Seguindo essas dicas, a loja virtual transmitirá mais confiança e credibilidade ao cliente, mostrando a ele importância e respeito, e dessa forma possibilitará maior crescimento para o empreendimento.


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